Desde o último dia 8 de setembro e até o próximo dia 18, o Peru está participando de um programa bélico concebido e organizado pelo Comando Sul dos Estados Unidos, que conta com a participação de três países da região: Argentina, Chile e Peru.

Na ação mais importante, em 18 de setembro, as unidades militares que participam do “conflito” terão um encontro altamente qualificado na região de Tarapoto, na selva peruana. Ele marcará o sentido principal da operação, que faz parte de uma cadeia de ações militares que vêm sendo realizadas nos meses anteriores e que deverão prosseguir.
O argumento que justifica essas ações se sustenta na ideia de combater a “onda de criminalidade transnacional” que aflige diversos países da região. Trata-se de enfrentar os assassinatos por encomenda, a extorsão e, de maneira geral, as ações da criminalidade comum que vêm causando graves estragos nesta parte da América.
É preciso perguntar, no entanto, em que medida as operações em curso servirão para alcançar esses objetivos, uma vez que o que foi programado é inteiramente de caráter militar. Trata-se, de fato, de práticas de sobrevivência em condições extremas, travessia de rios caudalosos, exercícios anfíbios e outras atividades.
É de se supor que os cérebros do Comando Sul explicarão aos soldados da região como encontrar pistoleiros e extorsionários no meio da selva e nas correntezas dos rios amazônicos. Assim, poderão se adequar às exigências dos instrutores estadunidenses especializados em guerra na selva, à luz do legado que receberam do que ocorreu no Vietnã na segunda metade do século passado.
O curioso é que nós, peruanos, ficamos sabendo dessa guerra, cujos preparativos já estão em andamento, quando tudo já havia começado, sem que ninguém tivesse solicitado nossa modesta opinião — aquela que se afirmou quando a Unidade Latino-Americana e Caribenha, a ULAC, decidiu, em 2011, que viveríamos em “um continente de paz”.

O fato não nos surpreende. Pelo menos ficamos sabendo que o Peru havia se incorporado ao “Escudo das Américas” porque assim o disse o presidente Donald Trump na terça-feira, 8 de setembro, na Casa Branca, e isso foi confirmado, na quarta-feira, dia 9, por seu secretário de Estado, Marco Rubio, ao iniciar seu “périplo latino-americano” rumo à Colômbia, Equador e Peru.
Keiko promete mais presídios, cargos viram moeda de troca e elites ignoram ONU sobre Castillo: a direita controla o Estado no Peru
Quanto aos peruanos, só fomos informados na quinta-feira, dia 10, quando “a Presidente Constitucional do Peru” disse ter tomado a decisão de “incorporar o Peru ao Escudo das Américas”.
Houve alguma consulta aos cidadãos peruanos para tomar essa decisão? Algum referendo, debate político, acordo parlamentar, consulta às Câmaras Legislativas?
Claro que não. A quem ocorreria pedir uma consulta ou um debate para uma decisão tão secreta como essa? Se fosse realizada uma “consulta” desse tipo, a China poderia ficar sabendo, e isso é justamente o que se quer evitar.
Por isso, nós, peruanos, pudemos saber que, em 8 de setembro, já integrávamos uma estrutura militar supranacional, embora não soubéssemos então que essa guerra já havia começado no ventre do nosso continente e que nela combatíamos ao lado de soldados chilenos e argentinos — sob a condução de militares dos Estados Unidos — procurando pistoleiros e extorsionários nas profundezas dos rios amazônicos.
Provavelmente para complementar a concepção belicista que se pretende incutir entre os jovens do nosso tempo, o governo da senhora Fujimori decidiu “reformar” a educação pública para impedir que “se infiltrem ideologias perversas”. Assim, garantiu que já não será possível falar aos alunos da Revolução Francesa nem de suas palavras de ordem fundamentais: liberdade, igualdade e fraternidade, porque são pura ideologia.
Também não se poderá falar, naturalmente, de Túpac Amaru nem das rebeliões indígenas. Tampouco da Independência das Nações ou da soberania dos Estados. Muito menos dos direitos dos povos. E será preciso apagar dos ensinamentos escolares qualquer referência a Calcuchímac, Micaela Bastidas, Juan Santos Atahualpa, Mariano Melgar, María Parado de Bellido, Manuel González Prada, José Carlos Mariátegui e Juan Velasco Alvarado. Eles transpiram ideologia por todos os poros, não é verdade?
É que, segundo o critério do governo, às crianças é preciso dar guerra, e não ideias. Ensiná-las a matar, não a pensar nem a construir. Por isso é preciso insistir na pena de morte, nos estados de emergência, nas ações militares. A preparação bélica é urgente.
Em um Estado de Emergência, quando existe um inimigo armado e um perigo de guerra iminente, quando a situação é tão grave que é preciso dar lugar a ações bélicas “de treinamento”, não é aconselhável que abandone o país quem tem a responsabilidade de conduzi-lo. Ainda mais quando essa pessoa leva em suas veias o sangue de quem fugiu quando percebeu que o perigo se aproximava.
Mas Keiko Fujimori prepara-se para deixar o país em 21 de setembro para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, como se sua palavra fosse ali muito importante e, sobretudo, muito esperada. É preciso dizer-lhe sem rodeios que não. Todos sabem o que ela haverá de dizer e ninguém espera uma mudança em seu discurso.
O que acontece é que o desejo de aparecer lhe corrói a alma e não a deixa viver. Por enquanto, ela não precisa apenas ir a um spa com um argentino endinheirado. Precisa ir a Nova York e encontrar-se com Donald Trump para prestar contas de suas ações aqui. O servilismo também exige reconhecimento, sem dúvida, e algum carinho haverá.
Daqui, esse carinho sobra, sem dúvida. E manifesta-se de diferentes maneiras: em alguns casos, nomeando seus servidores mais próximos como “embaixadores políticos”; em outros, promovendo lacaios a postos no exterior. Este último é o sentido da promoção do senhor Gonzales Olaechea como diretor da OIT.
Buscar esse cargo para o chanceler de Dina é demonstrar que nada importa. E pretender que essa nomeação seja “apoiada” pelas organizações sindicais é alimentar a ilusão de uma traição deliberada. Se algum dirigente sindical se prestasse a esse jogo, mereceria o repúdio ativo dos trabalhadores.
