Antes de partir para as Nações Unidas, em um ato realizado em 20 de setembro na Praça da Bandeira, Keiko Fujimori explodiu de ira e ameaçou mais da metade do país — ou seja, todos os seus opositores — com usar “a mão dura” para impor suas políticas. Na ONU, em um discurso pequeno e provinciano, orientado apenas a limpar a imagem dos assassinos, repetiu a mesma ladainha, recebendo em troca o caloroso aplauso dos 8 diplomatas peruanos que trabalham nos escritórios de nosso país naquela organização.
Na realidade, sua pistola verbal já estava carregada antes. E havia sido acionada desde 8 de setembro, quando Donald Trump anunciou ao mundo que havia decidido incorporar o Peru ao Escudo das Américas, o que foi ratificado por seu secretário de Estado a partir de Caracas no dia seguinte e informado oficialmente ao país por Keiko Fujimori, em agradecimento por tê-la tornado “presidente constitucional da República”, violando o processo eleitoral de 7 de junho.
Já transcorridos mais de 60 dias daquele fato lamentável, a mandatária peruana não tem um único ponto para apresentar à sociedade peruana como sucesso de sua gestão.
Da mesma forma — ou até pior do que antes — todos os dias transportadores são assassinados ou crimes de toda ordem são cometidos em uma sociedade sufocada pela violência e atravessada pelo sangue.
Keiko promete mais presídios, cargos viram moeda de troca e elites ignoram ONU sobre Castillo: a direita controla o Estado no Peru
Aqueles que querem evidenciar a incapacidade do regime de mudar esse cenário costumam lembrar que a senhora havia prometido que “desde o primeiro dia” mudaria a situação peruana e imporia a ordem e a lei. Nada disso aconteceu.
A única coisa registrada foi uma elevação dos decibéis nos gritos da precária inquilina do Palácio, que não consegue conter a fúria diante de cada despropósito que emana de sua gestão governamental, ao mesmo tempo em que ocorre uma alta desmedida dos preços dos alimentos e dos artigos de primeira necessidade nos mercados.
E é que, a cada dia, a realidade lhe bate a porta na cara e expõe suas mentiras e precariedades. Ela disse, por exemplo, que “O Escudo das Américas” era apenas um compromisso internacional para combater o crime e a delinquência.
Foi assim que também o sustentou o funcionário da embaixada dos Estados Unidos que hoje exerce o cargo de chanceler peruano, e o elogiou Bernie Navarro, o embaixador dos EUA, que todos os dias mete sua colher em qualquer prato que encontra.
Depois, confirmou-se o que era óbvio: tratava-se de um “acordo” econômico e produtivo que compromete toda a nossa riqueza — incluindo o cobre, o ouro e o lítio — além das “terras raras” que a administração ianque busca obsessivamente por conterem minerais dos quais necessita com urgência para a fabricação de armas de destruição em massa e outras similares.
Expulso recentemente do Afeganistão e obrigado a sair com o rabo entre as pernas do Iraque, o governo dos Estados Unidos cai em um desespero galopante e se proclama dono de todo o continente americano. Por isso, aponta para a mineração, mas também para nossa biodiversidade e nossa riqueza aquífera.
Como se isso não bastasse, o acordo também faz referência ao TIAR, o tristemente célebre Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, que é um acordo militar, de muito desagradável lembrança, e que deu lugar à convalidação de intervenções militares norte-americanas contra Estados soberanos de nosso continente.
Consciente de sua fraqueza, o governo ianque agita uma confusão generalizada como se fosse um galinheiro. Nele, Donald Trump pretende desempenhar o papel da galinha-mãe, enquanto seus pintinhos — Nasfura, Noboa, Milei, De la Espriella, Katz e Fujimori — buscam perpetuar-se sob uma asa protetora que agora começa a fazer água, à medida que caem seus peões mais valiosos: Cerimedo, Diaz-Rosillo, Damián Valenzuela e outros.
E, claro, agora Keiko se sente montada sobre o TIAR — engendro sinistro dos anos mais duros da “Guerra Fria” — e eleva a voz para “advertir” o povo peruano de que sua “paciência está acabando”. Na verdade, é a paciência do povo que está acabando.
O primeiro sinal disso foi dado recentemente pela população de Loreto, que realizou durante vários dias uma greve massiva contra o regime, sem arrancar dele nada além de frágeis medidas paliativas. Nas próximas semanas haverá novas manifestações da rejeição cidadã à política oficial. Por enquanto, teve início em Jicamarca, quando ele tentou despejar de suas moradias modestos moradores da região.
Em seu desespero, o regime recorre à clássica espingarda de dois canos. De um lado, “negocia” com setores vacilantes da oposição para “salvar” seus ministros mais questionados, como os titulares do Interior, da Defesa e da Educação, sobre os quais pairam moções de censura que deverão ser reativadas a qualquer momento. De outro, busca calar Cesar Hildebrandt, lançando contra ele denúncias infames. Esforço vão, sem dúvida.
Porque sabe disso, hoje pretende ler a história de maneira deformada, declarando inocentes os assassinos e ocultando seus crimes como se eles nunca tivessem ocorrido. A vida é mais real do que a lenda que se possa usar para contá-la.
Além disso, Accomarca, Umaro, Bellavista, Llocllapampa, Cayara, Pomatambo e outros lugares são tão reais e vivem tanto na memória dos povos quanto o Grupo Colina e os massacres de Barrios Altos, La Cantuta, El Santa, Pativilca e os Presídios em 1985, 1986 e 1992.
Finalmente, o Congresso decidiu delegar poderes legislativos ao Executivo em duas matérias definidas: a insegurança cidadã e as ações para enfrentar “El Niño”. Pôs fim, assim, à armadilha arquitetada pelo governo para favorecer ilegalmente seus “aliados” e cúmplices, retribuindo favores eleitorais.
Que o governo não se alegre, isso não é nenhuma vitória de Keiko, mas apenas uma licença para editar disposições que serão posteriormente revisadas.
O perigo é outro, aquele que deriva da exaltação dos temores por parte do regime. Isso pode muito bem resultar em um salto no vazio. O povo não haverá de tolerá-lo.
