antes-de-allende-tomar-posse,-eua-ja-articulavam-sua-derrubada,-revela-historiador-chileno-dialogos-do-sul-global

Antes de Allende tomar posse, EUA já articulavam sua derrubada, revela historiador chileno Diálogos do Sul Global

dos Estados Unidos antes da chegada de Salvador Allende a La Moneda e os principais momentos do primeiro ano de governo que marcaram o início da polarização política.

Em uma nova temporada do espaço conduzido pelo diretor de El Ciudadano, Javier Pineda, o convidado foi Jorge Magasich Airola, doutor em História pela Universidade Livre de Bruxelas e pesquisador especializado na história da Unidade Popular, temática que desenvolveu em uma série de livros, dos quais já publicou quatro, tendo outros dois em preparação.

250px Salvador Allende Gossens .jpg?utm source=pt.wikipedia
Salvador Allende – wikipedia

Durante a conversa, Magasich repassou o processo de gestação da Unidade Popular e os fatores que permitiram seu triunfo eleitoral. Também analisou o período compreendido entre a eleição de Salvador Allende e sua posse na Presidência, os principais momentos do primeiro ano de governo e a evolução do cenário político chileno, marcado pela passagem da lógica dos três terços — Unidade Popular, Democracia Cristã e Partido Nacional — para uma crescente polarização entre a Unidade Popular e os setores que impulsionaram o golpe de Estado.

Do surgimento da Unidade Popular ao triunfo eleitoral de Allende

Na ocasião, foram abordados os antecedentes que deram origem à Unidade Popular, tendo Magasich afirmado que a eleição presidencial de 1958 marcou um ponto de inflexão na política chilena.

A seu ver, o estreito resultado obtido por Salvador Allende acendeu o alarme tanto nos setores conservadores do país quanto nos Estados Unidos, diante da possibilidade de que a esquerda chegasse ao poder nas eleições seguintes.

Golpe contra Allende ilustra como divisões na esquerda podem abrir caminho para o autoritarismo

Como explicou o historiador, a resposta foi fortalecer a Democracia Cristã como uma alternativa reformista capaz de atrair os setores populares sem romper o modelo capitalista.

Nesse contexto, afirmou que a referência foi a experiência italiana do pós-guerra, quando a Democracia Cristã, com respaldo estadunidense, conseguiu manter-se no poder diante de um forte Partido Comunista.

Recordou ainda como a Democracia Cristã chilena surgiu nos anos 50 com a unificação da Falange Nacional com setores conservadores social-cristãos e ibañistas, processo que coincidiu com um crescente interesse da Igreja e dos Estados Unidos em consolidar uma força política que pudesse conter o avanço da esquerda, especialmente depois do triunfo da Revolução Cubana, em 1959.

Nesse sentido, para o pesquisador, o triunfo de Salvador Allende em 1970 respondeu, entre outros fatores, à convergência de dois fenômenos políticos e sociais. Por um lado, a Democracia Cristã apresentou a candidatura de Radomiro Tomic com um programa que, pelo menos em seus delineamentos e discurso, propunha reformas de caráter progressista, ainda que — como afirmam diversos pesquisadores citados por Magasich — fosse condicionada por múltiplas restrições que limitavam seu alcance transformador.

Por outro, o Partido Radical experimentou um processo de deslocamento para a esquerda que culminou com sua incorporação à Unidade Popular, trazendo votos que foram decisivos em uma eleição definida por uma estreita margem.

Para o pesquisador, o que foi dito ocorreu devido ao surgimento de numerosos movimentos sociais na segunda metade dos anos 60. “O movimento operário se fortaleceu, aumentaram as greves, estas duravam mais tempo e começaram a formar-se sindicatos mais amplos, que reuniam operários e empregados”, disse.

A isso se soma um forte movimento de moradores, a criação de sindicatos de camponeses e o movimento que buscava acelerar a reforma agrária. A esses processos se unem movimentos como o da emancipação da mulher, a reforma universitária e um importante movimento cultural representado pela Nova Canção Chilena e pelos primeiros cineastas que tentavam retratar a realidade nacional.

A intervenção estadunidense antes da posse presidencial

Seguindo o percurso dos conteúdos de seu texto, Magasich afirmou que o segundo volume se baseia principalmente em documentos desclassificados e na imprensa da época.

“Todos sabíamos que os Estados Unidos intervieram na política chilena, mas, depois de rever esta documentação, percebi que a magnitude foi muito maior do que imaginava”, declarou.

Para o historiador, Edward Korry, embaixador estadunidense, agia “praticamente como um vice-rei”, a ponto de o governo de Eduardo Frei não tomar decisões relevantes sem consultá-lo antes.

Explicou ainda que, durante a campanha presidencial de 1970, a CIA impulsionou uma campanha de terror contra Allende. Embora tenha especificado que não financiou diretamente nenhum candidato, concentrou seus esforços em divulgar propaganda anticomunista que, finalmente, teve pouco impacto.

Segundo o pesquisador, depois do triunfo de Allende, a prioridade de Washington passou a ser promover um golpe de Estado, sendo Agustín Edwards um dos primeiros a estimular essa ideia. Como explicou, o proprietário de El Mercurio reuniu-se com o embaixador dos Estados Unidos e, posteriormente, com o diretor da CIA e até com o presidente Richard Nixon.

A isso somou-se uma reunião solicitada por Frei em 12 de setembro de 1970 com um representante do governo estadunidense, ocasião em que — segundo o pesquisador — pediu-lhe que transmitisse a Nixon que o Chile tinha “98 possibilidades sobre 100” de tornar-se uma nova Cuba. Para Magasich, este foi o sinal para impulsionar a intervenção e, três dias depois, em 15 de setembro, Nixon ordenou organizar um golpe de Estado, antes mesmo que Allende assumisse a Presidência.

Por outro lado, abordou também o atentado contra o comandante em chefe do Exército, René Schneider, afirmando que, ainda que oficialmente tenha sido apresentado como uma tentativa de sequestro, os testemunhos indicam que os atacantes dispararam desde o primeiro momento e que a operação envolveu altos comandos militares e policiais vinculados ao golpe.

Magasich garantiu que a CIA deu inicialmente por vitoriosa a operação e esperava que derivasse em um golpe de Estado. No entanto, a ampla rejeição cidadã ao assassinato de Schneider frustrou esses planos e permitiu que Allende assumisse a Presidência. Afirmou ainda que, enquanto o embaixador Edward Korry advertia que um golpe fracassaria sem o apoio de Frei ou do comandante em chefe do Exército, Henry Kissinger insistia em estimulá-lo.

Quanto ao cenário institucional, Magasich destacou que, durante os 60 dias prévios à posse de Allende, chegou-se a um acordo entre a Democracia Cristã (DC) e a Unidade Popular por meio do Estatuto de Garantias Constitucionais. Também disse que a Corte Suprema, a Controladoria e parte da imprensa assumiram um papel político durante este período.

Segundo o entrevistado, houve diversas tentativas de atentar contra Allende mesmo antes de sua posse em La Moneda. Entre elas, destacou a denunciada pelo capitão da Força Aérea Jorge Silva, que alertou sobre um plano para assassinar o mandatário eleito durante uma visita a Valparaíso. Depois de informar sem êxito seus superiores, apelou diretamente ao comando de Allende, que decidiu denunciar publicamente a ameaça, frustrando o atentado que, segundo o historiador, seria encabeçado por Arturo Marshall.

As primeiras reformas e o início do confronto político

Quanto ao primeiro ano da Unidade Popular, Magasich destacou que uma das primeiras medidas foi o indulto a cerca de 50 militantes de esquerda que tinham permanecido presos ou na clandestinidade devido a delitos políticos ou a ações vinculadas ao MIR.

Entre as principais políticas econômicas, destacou o aumento do poder aquisitivo dos setores populares mediante reajustes salariais superiores à inflação, o que permitiu melhorar o consumo de bens básicos. Também destacou medidas simbólicas, como a instrução aos Carabineiros para que só disparassem quando houvesse risco de vida, o limite de 20 salários mínimos para os salários no Estado e o uso de veículos mais austeros por parte da Presidência.

Ressaltou o programa do meio litro de leite, que contribuiu para diminuir a mortalidade infantil, e a criação de Quimantú, editora estatal que democratizou o acesso à leitura mediante livros de baixo custo e grandes tiragens.

Em relação ao plano econômico, explicou que o âmbito social da economia começou a ser estruturado por meio da compra de ações por parte da CORFO e do Banco Central, além de mecanismos de intervenção estatal em empresas. Paralelamente, foram nacionalizados os bancos para ampliar o acesso ao crédito, enquanto cresciam as pressões dos trabalhadores para avançar no sentido de uma maior estatização.

Por outro lado, quanto à nacionalização do cobre, o pesquisador explicou que a iniciativa foi redigida por Eduardo Novoa Monreal e ingressou no final de 1970. Magasich declarou que, para obter o apoio da DC, foi necessário incorporar as empresas mistas criadas durante a chilenização do cobre, o que implicou que o Estado assumisse uma dívida próxima de US$ 700 milhões. Afirmou que o projeto contemplou descontar das indenizações as “vantagens excessivas” obtidas pelas companhias.

A reforma foi aprovada em 11 de julho de 1971 por unanimidade entre os parlamentares presentes. Como lembrou, os 158 legisladores que participaram da votação apoiaram a iniciativa, inclusive o Partido Nacional.

O historiador também abordou a fratura da Democracia Cristã, originada nas diferenças entre os partidários de Radomiro Tomic e aqueles que defendiam o “caminho próprio” impulsionado por Patricio Aylwin. Dessa divisão surgiram primeiro o MAPU e depois a Esquerda Cristã, ambos incorporados posteriormente à Unidade Popular.

Paralelamente, Magasich afirmou que, desde 1971, a oposição começou a articular-se de forma mais sistemática. Segundo documentos desclassificados, a CIA reestruturou sua rede no Chile, empresários reunidos no Hotel O’Higgins acertaram a organização de uma ofensiva contra o governo e aumentou o financiamento estadunidense de setores vinculados ao freismo.

Afirmou que, desde setembro daquele ano, o país entrou em uma fase de confronto aberto, marcada pelo surgimento da Frente Cívica, das primeiras “marchas das panelas” — inspiradas no Brasil — e pela consolidação de um bloco de oposição junto ao Partido Nacional e organizações empresariais.

Sobre o papel do MIR, disse que a organização cometeu o erro de não participar ativamente da campanha presidencial, por considerar improvável a vitória de Allende, mas acertou ao advertir precocemente sobre o risco de um golpe de Estado. Nesse contexto, colaborou com a escolta presidencial — o futuro GAP — e contribuiu para frustrar o complô contra René Schneider ao alertar publicamente que se preparava uma ação de grande envergadura.

Durante o primeiro ano do governo, agregou, o MIR manteve um apoio crítico à Unidade Popular e impulsionou mobilizações campesinas e mapuche, especialmente no sul do país. Allende respondeu transferindo temporariamente o Ministério da Agricultura a Temuco para acelerar a reforma agrária e enfrentar o histórico conflito territorial.

Finalmente, o historiador adiantou que os próximos tomos de sua pesquisa aprofundarão os acontecimentos de 1972, incluindo a greve dos caminhoneiros, as tentativas de golpe de Estado, a crescente polarização política e o desenvolvimento do projeto Cebersen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *