keiko-fujimori-usa-“mao-dura”-enquanto-entrega-peru-ao-escudo-das-americas-de-trump-dialogos-do-sul-global

Keiko Fujimori usa “mão dura” enquanto entrega Peru ao Escudo das Américas de Trump Diálogos do Sul Global

Antes de partir para as Nações Unidas, em um ato realizado em 20 de setembro na Praça da Bandeira, Keiko Fujimori explodiu de ira e ameaçou mais da metade do país — ou seja, todos os seus opositores — com usar “a mão dura” para impor suas políticas. Na ONU, em um discurso pequeno e provinciano, orientado apenas a limpar a imagem dos assassinos, repetiu a mesma ladainha, recebendo em troca o caloroso aplauso dos 8 diplomatas peruanos que trabalham nos escritórios de nosso país naquela organização.

Imagem de Keiko Fujimori sworn in as Peru president after narrow election win | Civil Rights News | Al Jazeera
Keiko Fujimori – Reprodução: Al Jazeera

Na realidade, sua pistola verbal já estava carregada antes. E havia sido acionada desde 8 de setembro, quando Donald Trump anunciou ao mundo que havia decidido incorporar o Peru ao Escudo das Américas, o que foi ratificado por seu secretário de Estado a partir de Caracas no dia seguinte e informado oficialmente ao país por Keiko Fujimori, em agradecimento por tê-la tornado “presidente constitucional da República”, violando o processo eleitoral de 7 de junho.

Já transcorridos mais de 60 dias daquele fato lamentável, a mandatária peruana não tem um único ponto para apresentar à sociedade peruana como sucesso de sua gestão.

Da mesma forma — ou até pior do que antes — todos os dias transportadores são assassinados ou crimes de toda ordem são cometidos em uma sociedade sufocada pela violência e atravessada pelo sangue.

Keiko promete mais presídios, cargos viram moeda de troca e elites ignoram ONU sobre Castillo: a direita controla o Estado no Peru

Aqueles que querem evidenciar a incapacidade do regime de mudar esse cenário costumam lembrar que a senhora havia prometido que “desde o primeiro dia” mudaria a situação peruana e imporia a ordem e a lei. Nada disso aconteceu.

A única coisa registrada foi uma elevação dos decibéis nos gritos da precária inquilina do Palácio, que não consegue conter a fúria diante de cada despropósito que emana de sua gestão governamental, ao mesmo tempo em que ocorre uma alta desmedida dos preços dos alimentos e dos artigos de primeira necessidade nos mercados.

E é que, a cada dia, a realidade lhe bate a porta na cara e expõe suas mentiras e precariedades. Ela disse, por exemplo, que “O Escudo das Américas” era apenas um compromisso internacional para combater o crime e a delinquência.

Foi assim que também o sustentou o funcionário da embaixada dos Estados Unidos que hoje exerce o cargo de chanceler peruano, e o elogiou Bernie Navarro, o embaixador dos EUA, que todos os dias mete sua colher em qualquer prato que encontra.

Depois, confirmou-se o que era óbvio: tratava-se de um “acordo” econômico e produtivo que compromete toda a nossa riqueza — incluindo o cobre, o ouro e o lítio — além das “terras raras” que a administração ianque busca obsessivamente por conterem minerais dos quais necessita com urgência para a fabricação de armas de destruição em massa e outras similares.

Expulso recentemente do Afeganistão e obrigado a sair com o rabo entre as pernas do Iraque, o governo dos Estados Unidos cai em um desespero galopante e se proclama dono de todo o continente americano. Por isso, aponta para a mineração, mas também para nossa biodiversidade e nossa riqueza aquífera.

Como se isso não bastasse, o acordo também faz referência ao TIAR, o tristemente célebre Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, que é um acordo militar, de muito desagradável lembrança, e que deu lugar à convalidação de intervenções militares norte-americanas contra Estados soberanos de nosso continente.

Consciente de sua fraqueza, o governo ianque agita uma confusão generalizada como se fosse um galinheiro. Nele, Donald Trump pretende desempenhar o papel da galinha-mãe, enquanto seus pintinhos — Nasfura, Noboa, Milei, De la Espriella, Katz e Fujimori — buscam perpetuar-se sob uma asa protetora que agora começa a fazer água, à medida que caem seus peões mais valiosos: Cerimedo, Diaz-Rosillo, Damián Valenzuela e outros.

E, claro, agora Keiko se sente montada sobre o TIAR — engendro sinistro dos anos mais duros da “Guerra Fria” — e eleva a voz para “advertir” o povo peruano de que sua “paciência está acabando”. Na verdade, é a paciência do povo que está acabando.

O primeiro sinal disso foi dado recentemente pela população de Loreto, que realizou durante vários dias uma greve massiva contra o regime, sem arrancar dele nada além de frágeis medidas paliativas. Nas próximas semanas haverá novas manifestações da rejeição cidadã à política oficial. Por enquanto, teve início em Jicamarca, quando ele tentou despejar de suas moradias modestos moradores da região.

Em seu desespero, o regime recorre à clássica espingarda de dois canos. De um lado, “negocia” com setores vacilantes da oposição para “salvar” seus ministros mais questionados, como os titulares do Interior, da Defesa e da Educação, sobre os quais pairam moções de censura que deverão ser reativadas a qualquer momento. De outro, busca calar Cesar Hildebrandt, lançando contra ele denúncias infames. Esforço vão, sem dúvida.

Porque sabe disso, hoje pretende ler a história de maneira deformada, declarando inocentes os assassinos e ocultando seus crimes como se eles nunca tivessem ocorrido. A vida é mais real do que a lenda que se possa usar para contá-la.

Além disso, Accomarca, Umaro, Bellavista, Llocllapampa, Cayara, Pomatambo e outros lugares são tão reais e vivem tanto na memória dos povos quanto o Grupo Colina e os massacres de Barrios Altos, La Cantuta, El Santa, Pativilca e os Presídios em 1985, 1986 e 1992.

Finalmente, o Congresso decidiu delegar poderes legislativos ao Executivo em duas matérias definidas: a insegurança cidadã e as ações para enfrentar “El Niño”. Pôs fim, assim, à armadilha arquitetada pelo governo para favorecer ilegalmente seus “aliados” e cúmplices, retribuindo favores eleitorais.

Que o governo não se alegre, isso não é nenhuma vitória de Keiko, mas apenas uma licença para editar disposições que serão posteriormente revisadas.

O perigo é outro, aquele que deriva da exaltação dos temores por parte do regime. Isso pode muito bem resultar em um salto no vazio. O povo não haverá de tolerá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *