peru:-keiko-fujimori-sofre-derrota-eleitoral-e-tenta-ampliar-poderes-dialogos-do-sul-global

Peru: Keiko Fujimori sofre derrota eleitoral e tenta ampliar poderes Diálogos do Sul Global

As eleições municipais e regionais realizadas no Peru no último domingo, 4 de outubro, deixaram o governo de Keiko Fujimori na mais absoluta orfandade. “Fuerza Popular”, o partido governista, não obteve vitória em sequer uma circunscrição eleitoral. Não conseguiu nenhuma prefeitura provincial.

330px Reber Ramirez Gamarra %28cropped%29.jpg?utm source=en.wikipedia
Joaquín Ramírez – wikipedia

Tampouco ganhou nenhum governo regional. Em suma, não obteve nada em uma eleição na qual votaram nada menos que vinte milhões de peruanos. O descalabro foi absoluto. Inclusive, ocorreu nas poucas regiões nas quais o atual partido do governo havia conseguido alcançar a vitória nas disputas eleitorais realizadas em abril e junho deste mesmo ano.

No extremo, o milionário Joaquín Ramírez, tão próximo de Keiko Fujimori que, desta vez, concorreu com um símbolo diferente para se diferenciar do governismo, também perdeu, quando todas as “pesquisas” o davam como vencedor certo naquilo que havia sido uma espécie de seu reduto pessoal: Cajamarca.

Keiko promete mais presídios, cargos viram moeda de troca e elites ignoram ONU sobre Castillo: a direita controla o Estado no Peru

É claro que Fuerza Popular não foi a única organização derrotada. Também perdeu o APRA, que fez papel ridículo em nível nacional, embora tenha conseguido se aproximar dos 10% dos votos no que outrora era “a capital do Sólido Norte”, ou seja, Trujillo; onde, além disso, “Alianza para el Progreso” — o partido que o substituíra na estima dos cidadãos nos últimos 15 anos — também perdeu de forma avassaladora.

Seu companheiro de infortúnio foi o PPC, o Partido Popular Cristão, figura emblemática da direita católica.

Em contraste, confirmou-se a existência de uma forte base social de oposição ao regime, delineada ao longo do sul andino. Em Cusco, desta vez a cidade mais definida, Verónica Mendoza obteve uma vitória significativa que tirou a direita do sério. Seus adversários, na falta de argumentos sérios, simplesmente a acusaram de ser “filoterrorista”, talvez como uma maneira de antecipar as “acusações” que lhe farão assim que puderem, à luz das leis de exceção que já estão elaborando.

É importante sublinhar que essa queda do governismo também atingiu “Renovación Popular”, o partido de Rafael López Aliaga, que conseguiu muito menos do que havia anunciado, apesar de contar com o apoio aberto da “Grande Imprensa” e das “empresas de pesquisa”, que até o fim lhe garantiam uma vitória folgada que nunca se concretizou. Setores, antes “centristas”, conseguiram arrebatar-lhe postos que já tinha como certos, marchando na contramão do discurso agressivo e radical de seu porta-estandarte.

Como quem não aprendeu nada com as experiências anteriores, a Esquerda novamente marchou dividida. Por meio de coletivos locais, no entanto, conseguiu conquistar postos de autoridade provincial e regional em diferentes regiões do país, afirmando um claro discurso anti-governista.

Os resultados eleitorais, no entanto, surgiram envolvidos em uma amarga disputa referente ao pedido de “faculdades delegadas” formulado pelo regime e solicitado ao Poder Legislativo. Sobre o tema, “Fuerza Popular” se comportou com a delicadeza com que um rinoceronte se move em uma loja de cristais. Isso a levou finalmente a aceitar faculdades “reduzidas”, que deverão limitar sua atuação. Mesmo isso, no entanto, é perigoso, devido ao debate pendente no Senado e ao uso que o Executivo deverá fazer delas posteriormente.

E é que não se trata apenas de propostas inviáveis, mas também de estilos de gestão incompatíveis com a realidade. E é que combinar demandas reais com pedidos pontuais destinados a privilegiar grandes empresários ou introduzir propostas para acabar com os direitos trabalhistas dos trabalhadores não tem relação com a insegurança cidadã que é preciso combater, nem com os danos esperados da corrente de “El Niño”.

File:Keiko Fujimori Graffiti.jpg - Wikimedia Commons
Keiko Fujimori Graffiti – Wikimedia Commons

É claro que se trata, realmente, de uma tentativa grosseira de pescar em águas turvas. Aproveitar o fato de ter “faculdades delegadas” para apoiar os exportadores e os banqueiros que doaram enormes somas de dinheiro à “Fuerza Popular” e que agora estendem a mão para “recuperar o que é seu”.

Além disso, o que tira o sono do governo é a possibilidade de colocar as Forças Armadas nos presídios para “controlá-los por dentro”. Quando algo assim ocorreu, em 1985, 1986 e 1992, foram cometidos contra os presos crimes abjetos que o fujimorismo parece empenhado em repetir.

Keiko Fujimori usa “mão dura” enquanto entrega Peru ao Escudo das Américas de Trump

Em geral, as pessoas não entendem “a ira” de Keiko. Ela pode recorrer a “Decretos de Urgência” constitucionalmente previstos, ou enviar projetos de lei às Câmaras Legislativas, que para isso foram eleitas. O que ela não pode é passar por cima, como se com uma vara de salto, dos Poderes do Estado, sem consumar um Golpe que a tornaria semelhante ao Alberto de abril de 1992. Porque sabe disso — e teme suas consequências — é que opta pela inação.

E essa inação tem diferentes modalidades. Uma delas é optar por sair do país com a maior frequência possível. Já foi aos Estados Unidos durante cinco dias para justificar uma doméstica peroração de 12 minutos. Agora busca visitar Bukele para ver se ele pode lhe oferecer um banho de florescimento. E depois viajar à Espanha para um encontro ibero-americano.

Se viajar a El Salvador, talvez pudesse perguntar sobre uma frase dita pelo mandatário daquele país: “se um governo não consegue derrotar a criminalidade, é apenas porque a criminalidade está dentro desse governo”. E, se for à Espanha — como ambiciona —, poderia talvez perguntar por que naquele país propõem a expulsão das bases militares ianques, enquanto aqui ela busca inseri-las em território peruano.

Talvez o desejo de sair do país tenha uma dupla razão: fugir dos problemas daqui ou governar mais o Peru a partir do exterior. Afinal de contas, ela perdeu as eleições aqui e as “ganhou” apenas com a ajuda fraudulenta do voto no exterior, graças a Donald Trump e a “diplomatas” nos Estados Unidos e na Argentina.

Daí sua submissão servil às determinações de Washington. E isso ficou evidenciado na presença do “Escudo das Américas” na Bolívia para destituir e prender o procurador-geral daquele país por prender e investigar Cerimedo e seus cúmplices. A participação de diplomatas peruanos nos fatos merece uma categórica reprovação.

Igual rejeição merece a intolerável ingerência do embaixador dos Estados Unidos nos assuntos internos de nosso país. Há muito pouco tempo, soube-se que a repressão brutal cometida contra os moradores de Jicamarca resultou de uma iniciativa do embaixador Bernie Navarro, que exigiu por escrito esse despejo para favorecer compras de terrenos na região realizadas por uma empresa ianque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *